Telemetria

A telemetria (do Grego: "tele" que quer dizer "remoto" e "metron", "medida") é a tecnologia focada em monitoramento, medição e/ou rastreamento de coisa através de dados, enviados via comunicação sem fio (rádio ou satélite) a uma central de controle.

A telemetria é uma grande aliada das transportadoras, empresas de ônibus e vans, entre outros. Isso porque as informações relativas à condução do veículo são transmitidas à base de monitoramento. Através da telemetria é possível identificar e corrigir hábitos dos motoristas, elencando as situações que possam expor o veículo, a carga e o próprio condutor a riscos, resultando no desempenho otimizado de cada veículo. Ainda, a telemetria possibilita também a enumerar e qualificar os comportamentos críticos de condução e utilização da frota de veículos, a fim de proporcionar benefícios como:

• Redução de acidentes e consequentemente ações judiciais;

• Redução dos custos operacionais (como manutenção e combustível);

• Aumento da qualidade do nível de serviço prestado;

• Aumento de receita.

Confira outros benefícios que terá com a nossa telemetria:

Possibilitamos dar ou negar permissão à ignição e/ou porta de “baú e porta malas” ao condutor do veículo rastreado, remotamente.

Identificação por radiofrequência ou RFID (do inglês “Radio-Frequency IDentification”) é um método de identificação automática através de sinais de rádio, recuperando e armazenando dados remotamente através de dispositivos denominados etiquetas RFID.
Possibilita monitorar a temperatura da carga e também do motor. Além de previnir superaquecimentos de motor, este recurso é muito vantajoso para veículos com “baú frigorífico”, por monitorar a temperatura de mercadorias perecíveis.
Acompanhamento real do controle de velocidade via internet, identificando se o tacógrafo ou o velocímetro foram desligados
Programação do controle mínimo e máximo de velocidade, atuando através de redutor de velocidade sobre o veículo quando ultrapassados os valores estabelecidos.
Permite controlar e atuar quando ultrapassados os valores estabelecidos possibilitando assim avaliar a dirigibilidade econômica e, por consequência, reduzir o consumo de combustível, desgaste de peças e aquecimento do motor.
Dirigir “na banguela” (deixar a marcha em ponto morto) é uma prática responsável por grande parte dos acidentes em descidas. Esse ato deixa as peças superaquecidas e o óleo resfriado o que compromete o desempenho dos freios e a estabilidade do veículo, facilitando perigos como aquaplanagem. O nosso controle de banguela inibe essa direção negligente, cuidando da segurança do condutor e o bem móvel, reduzindo acidentes e desgaste de peças.
Sensor para identifica a condução do veículo em pista molhada. Atuando através de redutor de velocidade, é possível configurar parâmetros de velocidade mais seguros especificamente para este caso, além dos estabelecidos para o caso de pista seca.
Permite configurar os limites de freada e aceleração de acordo com cada tipo de veículo, identifica acelerações desnecessárias com o veículo parado, o que traduz-se em maior segurança do veículo e condutor e mais tranquilidade para o seu bolso.
Informa o volume do combustível no tanque. O controle de abastecimento é um forte aliado na hora de de evitar fraudes ou roubos de combustível.
Identifica se o condutor faz mal uso da embreagem o que resulta em desgastes desnecessários e excessivos do equipamento. O controle de embreagem ajuda reduzir custos com manutenção e substituição de peças.
Informa se o bem está sendo conduzindo com o óleo abaixo ou acima do nível ou a pressões inadequadas.